Perante a ausência de respostas concretas por parte do Ministro da Educação sobre as concessões de pousadas da juventude, deputados da JSD requereram formalmente ao governo esclarecimentos acerca deste assunto.

A JSD pretende saber qual a posição do governo sobre a política de concessões aplicada pelo anterior executivo. Os deputados signatários não deixaram de recordar ao Ministro da Educação que se deve ao governo PSD/CDS a redução do passivo da Movijovem e a subida da taxa de ocupação das pousadas.

 

Texto integral do requerimento

O Sr. Ministro afirmou, no dia 2 de fevereiro, em sede de audição na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, a propósito do tema das pousadas e depois de criticar a linha política seguida pelo anterior Governo, afirmando que “queremos revitalizar os negócios que são as Pousadas da Juventude e aumentar as suas taxas de ocupação“.

Ora, a revitalização da Movijovem, designadamente, da saúde financeira das pousadas da juventude, foi uma das principais prioridades do anterior Governo, tendo conseguido uma redução do passivo nos últimos 4 anos, a par de uma subida da taxa de ocupação.

Uma vez que o Governo parece afirmar uma coisa e o seu contrário, e face à ausência de respostas concretas às perguntas colocadas na audição ao Sr. Ministro em sede de discussão do Orçamento do Estado na especialidade, no dia 29 de fevereiro, os deputados abaixo assinados do Grupo Parlamentar do PSD vêm colocar-lhe as seguintes questões:

  • Serão revertidas concessões de pousadas da juventude?
  • Ou será mantida a política de concessão de pousadas de juventude?

 

Signatários:

Margarida Balseiro Lopes
Pedro Pimpão
Cristóvão Simão Ribeiro