Na sequência da polémica que envolve o PS e o pivot do canal público, os deputados da JSD à Assembleia da República submeteram à ERC e ao Governo perguntas sobre as pressões de figuras socialistas à RTP e a José Rodrigues dos Santos.

Segundo o Presidente da Juventude Social Democrata, o deputado Simão Ribeiro, “José Magalhães e João Galamba usaram um tom e expressões inaceitáveis para com a comunicação social” numa tentativa de descompor o jornalista e pressionar o canal.

Assim, a JSD pergunta à ERC se considera que a peça da RTP extravasou a função informativa e se o jornalista José Rodrigues dos Santos ultrapassou os limites de “expressão e criação”, inscritos na Lei de Imprensa. A JSD, que vê nas afirmações de João Galamba e José Magalhães uma nítida pressão aos responsáveis editoriais da RTP, pede também ao Regulador que se pronuncie sobre isso.

Ao Ministro da Cultura, com a tutela da televisão pública, a JSD quer saber que iniciativas tomará para evitar outros condicionamentos políticos à liberdade de imprensa.

A JSD considera finalmente que não se pode tolerar mais esta conduta, que se está a tornar rotineira no PS, de intimidação sobre a comunicação social.